Após quase um mês estava de volta ao estádio, desta vez para acompanhar a estréia do Palmeiras no Campeonato Brasileiro - e ela não poderia ter sido melhor. Com diversas mudanças feitas por Cuca durante o período de 'inter-temporada forçada' o time voltou com uma proposta tática diferente, e que funcionou muito bem nesta primeira partida.
Vimos jogadas nascerem dos dois lados do campo, com Egídio e Gabriel Jesus pela esquerda e com Jean, Tchê Tchê (em boa estréia) e Roger Guedes pela direita, contando com Cleiton Xavier no meio para fazer as inversões e deixar a bola rodar. Desta forma os espaços foram encontrados com naturalidade, e com um aproveitamento de 91% dos passes (algo pouco visto na história recente) as triangulações deram resultado. Aos 18, Cleiton Xavier lançou Gabriel Jesus em profundidade pela esquerda, e ele cruzou na medida para Roger Guedes dividir com Thiago Heleno (aquele), empurrando pra dentro.
É preciso falar do péssimo juiz da partida: ele, que já havia ignorado um pênalti (a discutir), errou ao tentar inverter uma falta e só percebeu o erro quando notou que teria que expulsar Barrios. Em um teatrinho ridículo deu a entender que o bandeira (que nem estava olhando no momento) o avisou que estava errado, e voltou atrás. Uma cena ridícula.
Nem deu tempo de piscar na volta para o segundo tempo: roubada de bola e toques perfeitos, terminando com cruzamento de Xavier para que Gabriel Jesus marcasse. Destaque para Barrios, que 'freou' no momento certo e 'atraiu' dois zagueiros com ele, deixando o caminho livre. Jogada muito bem construída, com muita inteligência.
O Palmeiras manteve o ritmo e nem dava chances para o Atlético - Fernando Prass mal apareceu. jogando fácil e sem estrelismos, marcou o terceiro após escanteio (este gol eu filmei, abaixo) com Thiago Martins. Foram várias outras oportunidades e o placar poderia ter sido ainda maior, mas acabou sendo fechado só aos 41, novamente com Gabriel Jesus após tabela entre Rafael Marques e Alecsandro, que tinham entrado (além de Moisés, que também foi a campo).
Excelente estréia. De ponto de atenção, apenas a 'solidão' de Mateus Sales (que também fez boa partida) quando Jean e Tchê Tchê sobem para o ataque - Vitor Hugo e Thiago têm que fica de olho, ou o buraco pode ser aproveitado por atacantes mais velozes. Destaque também para as jogadas ensaiadas - embora ainda precisem de ensaio, deu pra ver que podem dar resultado. Uma boa variação, já que há algum tempo o Palmeiras não tem um batedor oficial de faltas.
Perderei algumas partidas por compromissos particulares e viagens a trabalho, mas devo estar lá contra o Fluminense no dia 25. Que seja um ótimo campeonato!
Alguns lances que eu filmei:
E os melhores momentos da TV Palmeiras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário