terça-feira, 31 de maio de 2022

24/05/2022 - Palmeiras 4x1 Deportivo Táchira (VEN)

Estádio Palestra Italia / Allianz Parque - Copa Libertadores da América

Clique aqui para a ficha técnica

Com campanha perfeita até então o Palmeiras chegava ao último jogo da fase de grupos com chances de consolidar a melhor campanha de todos os tempos da Libertadores, e não deu outra! Poupando apenas Danilo entre os titulares o Verde não tomou conhecimento do Táchira, que mesmo precisando de uma vitória para passar de fase não conseguiu propor o jogo.

Aos doze minutos Scarpa cruzou para Rony que, dentro da área, não conseguiu chegar na bola mas fez um 'corta luz' que matou o goleiro - a bola entrou direto. Pouco depois, Navarro roubou a bola e partiu em disparada para fazer o gol, mas foi derrubado quando entrou na área: pênalti marcado! Sem Veiga (afastado por COVID), Scarpa foi pra bola e marcou o segundo do Palmeiras.

O ritmo naturalmente caiu, mas o Palmeiras ainda teve algumas boas chances de ampliar. O adversário exigiu ainda uma boa defesa de Weverton, mas foi só para o primeiro tempo. Logo no primeiro lance após o intervalo, porém, após escanteio cobrado houve confusão na área e a bola sobrou limpa para o adversário diminuir. O Palmeiras respondeu imediatamente com Navarro, e aos 11 Rony fez o dele, desviando a bola para as redes após disputa com o goleiro.

Como não poderia deixar de ser Abel fez mudanças, e uma delas trouxe resultados em seguida: Breno Lopes foi lançado e invadiu a área, sendo parado com falta. Novo pênalti marcado, e novamente Scarpa foi pra bola para marcar seu terceiro gol na noite. Cabia mais, mas paramos na falta de pontaria e na sorte da zaga adversária, que conseguiu rebater (mesmo que no susto) a bateria de disparos alviverdes.

Pouco antes do fim Weverton ainda fez uma linda defesa em cabeçada a queima-roupa, que serviu para inflamar ainda mais a torcida que saiu satisfeita e feliz da vida do Palestra. Com o resultado garantimos todos os mandos nas disputas de mata-mata - se tudo der certo, até a final!










sexta-feira, 20 de maio de 2022

18/05/2022 - Palmeiras 1x0 Emelec (EQU)

Estádio Palestra Italia / Allianz Parque - Copa Libertadores da América

Clique aqui para a ficha técnica

Dados os compromissos profissionais e os preparativos para a mudança não pude comparecer aos dois jogos anteriores em casa, no retorno ao Palestra, ambos pelo Brasileiro. Consegui, no entanto, vir à penúltima partida da fase de grupos da Libertadores frente a mais um adversário inédito (para mim), e consegui trazer meu tio junto.

Abel novamente poupou meio time, deixando Rony em sua função de origem como ala pela direita e Navarro de centroavante. Curiosamente Scarpa não ficou pelo meio para armar o jogo, função esta que ficou para Atuesta. Mesmo assim, o Palmeiras propôs o jogo e teve domínio da partida.

Foram alguns lances de perigo, mas sempre parando na retranca adversária ou na finalização de nossos atacantes. Atuesta chegou a marcar, mas o juiz deu falta no goleiro após dividida no alto, na pequena área. O frio que fazia (em torno de 8°C) não ajudou. Scarpa teve boa chance em falta que parou no goleiro, e Gomez finalizou fraco uma bola que sobrou no último lance do primeiro tempo.

O time voltou melhor e finalizou três vezes em dez minutos com Rony, Jorge e Danilo - faltava acertar a pontaria. Navarro quase fez de cabeça, esbarrando em grande defesa do goleiro. Abel então mandou a campo Veiga, Dudu e Vanderlan - e foi com o garoto, pela esquerda, que saíram as duas jogadas seguintes e, com a última, o gol: Veiga cobrou escanteio, Navarro desviou de cabeça e Danilo venceu a disputa por espaço com o marcador para marcar.

Atrás no placar o adversário teve que se abrir, e pouco depois Danilo enfiou uma linda bola em velocidade para Rafael Navarro, que perdeu chance incrível. Houve ainda uma grande defesa de Weverton após confusão na entrada de nossa área que impediu o empate.

Apesar do domínio verde saímos com a vitória mínima, mas mantivemos os 100% na Libertadores e estamos a um empate de garantir a melhor campanha da primeira fase (e todos os mandos nas fases seguintes).










30/04/2022 - Palmeiras 2x1 Juazeirense

Arena Barueri - Copa do Brasil

Clique aqui para a ficha técnica

De volta a Barueri - desta vez o Palestra estava ocupado para o show do Kiss, outro marcado para 2020 e que só agora pôde acontecer - o Palmeiras recebeu um adversário inédito em sua estreia pela Copa do Brasil. Abel novamente mandou a campo um time modificado, assim como fizera no jogo de meio de semana pela Libertadores, rodando o elenco e poupando jogadores.

Logo aos 4 minutos, no entanto, um contra-ataque despretensioso (que poderia ter sido interrompido com falta na intermediária) deixou o time visitante na frente. O Palmeiras não se abateu e seguiu com sua proposta de jogo e chegou ao empate poucos minutos depois com Breno Lopes, após boa jogada com Navarro.

Naturalmente os visitantes se retraíram e houve muita dificuldade de girar a bola e levar perigo. Foram poucos lances que mereceram nota, deixando o jogo lento e um tanto chato de acompanhar - principalmente pela irritante cera do adversário. Este ritmo sonolento se estendeu até a metade do segundo tempo, quando Abel promoveu três mudanças e deixou o Palmeiras mais leve e rápido.

E foi de Gustavo Scarpa, um dos 'entrantes', que saiu o gol da vitória: ele recebeu na entrada da área e teve tempo e espaço para calibrar o pé e mandar a bola no outro ângulo do goleiro. A bola ainda bateu na trave e morreu no fundo do gol. Golaço!

O mesmo Scarpa ainda teve outras duas chances - uma salva pelo zagueiro em cima da linha, e outra que explodiu na trave já nos acréscimos. Saímos com a vitória por 2x1 e a vantagem para o jogo de volta, mas dadas as exibições anteriores e a diferença técnica entre os dois times ficou claro que esta vantagem poderia ter sido bem maior.