terça-feira, 30 de agosto de 2011

25/08/2011 - Palmeiras 3x1 Vasco

Estádio do Pacaembu - Copa Sulamericana


Clique aqui para a ficha técnica

Após a derrota por 2x0 (dois gols "sem querer") no primeiro jogo, o Palmeiras precisava reverter o mesmo placar de 2010, contra o Vitória. Foi a estréia da terceira camisa de 2011, um uniforme que relembra as glórias da década de 90.

O Palmeiras jogou muito bem, no mesmo esquema tático, com Chico fazendo grande partida no lugar do suspenso Márcio Araújo. Jogadas bem articuladas, principalmente pelos lados com Cicinho e Luan. Foi pelo centro, no entanto, que o Palmeiras abriu o placar: Valdívia bateu cruzado, e Prass rebateu para finalização de Luan. Diversas chances desperdiçadas levaram o placar do 1x0 pro intervalo.

No segundo tempo o Palmeiras voltou ainda melhor, fazendo excelentes jogadas, e em pouco tempo Luan abriu na esquerda e cruzou para Kléber completar, acabando com seu jejum de gols e fazendo as pazes ao comemorar com a torcida (foi nesta semana pré-clássico que surgiu a notícia de que Kléber já fora torcedor do SCCP).

Cinco minutos depois, em uma bola perdida, entre dois marcadores na intermediária, que Jumar (aquele) acertou um chute daqueles que nunca mais deve sequer tentar. Apesar do baque, o Palmeiras continuou melhor, parando sempre na defesa ou no goleiro. Apesar das tentativas o terceiro gol saiu apenas nos acréscimos, com Marcos Assunção, de falta. Não houve tempo para muito mais...

As fotos estão em baixa qualidade. Foram tiradas de um celular desta vez...







18/08/2011 - Palmeiras 1x1 Bahia

Estádio do Canindé - Campeonato Brasileiro


Clique aqui para a ficha técnica

Com a zaga a ser titular (Thiago Heleno e Henrique), além de Gerley na esquerda enquanto Gabriel Silva ainda servia a seleção, o Palmeiras veio a campo no 4-2-3-1, mas com Dinei no lugar de Maikon Leite, fazendo o pivô e deixando Kléber flutuando do lado direito. E com esta formação o Verde cansou de perder gols! Foi um festival de bolas "quase" e intervenções do goleiro Marcelo Lomba, em uma noite em que até a trave impediu os gols do Palmeiras.

No começo do segundo tempo, já com Maikon Leite no ataque, o Palmeiras criou mais e chegou ao gol com Valdívia, que aproveitou o cruzamento do Cicinho pela direita. O time continuava melhor, sempre no ataque, quando em um contra ataque (iniciado em um desarme faltoso) o juiz deu uma falta duvidosa na meia esquerda pro Bahia. Após o cruzamento, o zagueiro Titi, impedido, marcou de cabeça.

A torcida ainda apoiou por um tempo, mas depois começou com as lamentáveis cornetagens. Luan foi um dos alvos principais, e eu sinceramente fiquei sem entender. Foi um fim de jogo tumultuado, e apesar de criar mais o Palmeiras não conseguiu sair com a vitória. Por outro lado, Marcos também trabalhou bastante e fechou o gol, impedindo o pior.






quarta-feira, 10 de agosto de 2011

06/08/2011 - Palmeiras 0x0 Grêmio

Estádio do Canindé - Campeonato Brasileiro


Clique aqui para a ficha técnica

Demorou quase um turno inteiro para a CBF normalizar os horários dos jogos. Não tem cabimento mesmo esperar público em jogos das 21:00 em um sábado. No entanto, o caos reinou neste jogo às 18:30. Os acessos ao Canindé (e ao Shopping D) estavam entupidos de carros, e dizem que mais de dez mil torcedores deram com a cara na bilheteria, e voltaram pra casa sem ingressos. Definitivamente era um jogo para o Pacaembu.

Sem Luan e Thiago Heleno, suspensos, o Palmeiras entrou com Patrik e Henrique (e com sua terceira camisa), buscando desde o início marcar no campo adversário, em uma formação que lembrava mais o 4-4-2 que o 4-2-3-1 que vinha sendo utilizado. O Grêmio se fechou atrás, com laterais e voltantes marcando muito forte, e as jogadas ficaram cada vez mais difíceis.

Vale cornetar o juiz, é claro. Muitas faltas do lado gremista e nenhum cartão, enquanto o Palmeiras seguia sendo amarelado por reclamação, nestes mesmos lances. Além disso, vimos depois na TV que em duas oportunidades um jogador do Grêmio se escorou em seus companheiros de barreira para bloquear cobranças de falta de Marcos Assunção. Deveria ser cartão amarelo para ele e tiro livre indireto dentro da área.

De qualquer forma, em jogo estilo "latino-americano" e com boas atuações dos goleiros, ninguém conseguiu marcar.

Não entrarei em detalhes para evitar problemas, mas com toda ironia e sarcasmo do mundo eu destaco o excelente trabalho da Polícia Militar. Continuem assim, heróis!






quarta-feira, 3 de agosto de 2011

30/07/2011 - Palmeiras 3x2 Atlético-MG

Estádio do Canindé - Campeonato Brasileiro


Clique aqui para a ficha técnica

Perdi o jogo contra o Flamengo graças à seleção brasileira. Explico: ao passar para as quartas da Copa América o jogo do Palmeiras acabou adiado de domingo para a quarta-feira, dia em que eu estava viajando a trabalho. Depois de 20 dias sem ir ao estádio lá fui eu ao Canindé! E não foi fácil chegar, muita chuva e trânsito! Cheguei apenas aos 15 do primeiro tempo, e por isso não tirei, de novo, as fotos de praxe.

Mas cheguei exatamente no momento da cobrança de falta de Marcos Assunção que, segundo o próprio Felipão, lembrou o gol de Ronaldinho Gaúcho na Copa de 2002, contra a Inglaterra. Uma tentativa de cruzamento que pegou o o goleiro desprevinido, e que virou um belo gol! Segundos depois, no entanto, após a saída de bola, o Atlético construiu bem a jogada para empatar. A bola bateu em Maurício Ramos e matou Deola.

No segundo tempo o Palmeiras continou melhor e marcou com Luan, que chutou forte após levantamento de Assunção na área. Patrik ampliou, após toques bem trabalhados que começaram com jogada magistral de Cicinho pela lateral direita. Logo a seguir, a exemplo do primeiro tempo, o Palmeiras bobeou na saída de bola e permitiu que o Atlético diminuísse.

O juiz deixou de dar muitas faltas e cartões. Nervoso, Felipão chegou a falar que "podem bater que ele não dá nada", e acabou expulso do campo. Apesar do nervosismo o Palmeiras segurou o resultado até o fim.





Segue vídeo com alguns lances que filmei da arquibancada, incluindo o gol de Marcos Assunção:


E também os melhores momentos: